Pesquisar

+

Espaço Conselhos

Técnica inédita desenvolvida no Brasil foi financiada com dinheiro público

Técnica inédita desenvolvida no Brasil foi financiada com dinheiro público

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde é definido como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Assim, podemos concluir que essa definição demanda implicações legais, sociais e econômicas. Por este motivo, o Conselho Federal de Administração (CFA) se debruçou sobre o tema e desenvolveu a série Gestão em Saúde. 

Em três episódios, a série buscou desmistificar o Sistema Único de Saúde (SUS) como sendo de baixa qualidade. Para provar o contrário, há o mais recente caso de um paciente com câncer terminal que se recupera bem depois de ser submetido a um tratamento inédito na América Latina. 

O servidor público aposentado de Minas Gerais, Vamberto Luiz de Castro, de 64 anos, realizou todos os procedimentos pelo SUS e foi acompanhado pela equipe médica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Os pesquisadores criaram um método 100% nacional baseado em uma técnica de terapia genética descoberta no exterior e conhecida como CART-Cell. 

Casos como esse, infelizmente, ainda são raros no Brasil, mas ilustram a potência do SUS quando bem gerenciado. Outro exemplo é a Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A equipe do CFAPlay foi até o local e mostrou como uma boa administração faz a diferença na vida dos pacientes. 

Se por um lado a boa gestão salva vidas, por outro a negligência mata. Gestão em Saúde também traz o drama de quem precisa de atendimento e não consegue; o descaso de governantes e a falta de infraestrutura básica em muitas unidades de saúde espalhadas pelo país. 

Atento a este setor fundamental à vida de todos, o CFA instituiu uma Comissão Especial de Estudos sobre a inserção dos profissionais de Administração na Política de Saúde que vem trabalhando com afinco para profissionalizar a área. Lançou, também, a série em julho deste ano para mostrar a carência de mão de obra especializada e evidenciar as contribuições que os profissionais de Administração trazem. 

Emocione-se com a história da Cleia e acompanhe o tour que o CFAPlay preparou em três estados diferentes para mostrar um recorte da realidade brasileira. São três episódios recheados de revolta, gratidão e emoção. 

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=wMeY6kQljJU&t=512s

 

Assessoria de Comunicação CFA 

FONTE: https://cfa.org.br/tecnica-inedita-desenvolvida-no-brasil-foi-financiada-com-dinheiro-publico/



Voltar
Categorias:

Canal Informativo