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Simulado no Sistema Eletrônico ComprasNet: Acompanhamento de uma Sessão do Pregão – Pregoeiro e Fornecedor

Simulado no Sistema Eletrônico ComprasNet: Acompanhamento de uma Sessão do Pregão – Pregoeiro e Fornecedor

O participante acompanhará as inovações do sistema eletrônico com acesso à tela do Pregoeiro e do Fornecedor, visualizando o passo a passo de um procedimento licitatório desde o início da sessão pública, até a conclusão do pregão com a homologação do certame e contratação do objeto.

Soluções de casos concretos ocorridos no Pregão Eletrônico com soluções à Luz da Jurisprudência no TCU.

As situações contidas no conteúdo programático foram vivenciadas e solucionadas através de estudo aprofundado dos casos, diligências junto ao provedor, questionamentos na área jurídica de diversas Consultorias, inclusive o corpo técnico-operacional e jurídico do SERPRO. Análise de Decisões e Acórdão do TCU e Doutrinas e Pareceres sobre a Matéria.


Professor

Profª Valéria Cordeiro

Profª Valéria Cordeiro

A Professora Valéria Cordeiro é responsável pela Direção Científica do Sistema Almanaque Gestão. Possui larga experiência pela atuação nas demandas inerentes à Administração Pública como Consultora em Licitações e Contratos, Idealizadora e Palestrante de Congressos, Seminários, Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. CLIQUE E VEJA MAIS.


INÍCIO DAS AULAS: 11/NOVEMBRO
PRÉ-INSCRIÇÃO
PÚBLICO-ALVO:
Pregoeiros, Equipes de Apoio, Equipes Técnicas, Seção de Compras, Órgãos Requisitantes, Assessores e Procuradores Jurídicos, Controle Interno e demais profissionais e servidores que atuam direta ou indiretamente com a contratação pública.
DURAÇÃO:
60 dias
CARGA HORÁRIA:
20 Horas
MODALIDADE:
EaD 100% ONLINE

Investimento

De: 900,00
Por: 750,00
  • PACOTE DE TREINAMENTO
  • Este curso faz parte do Pacote de treinamento composto por 4 cursos. Você pode adquirir o pacote completo com os 4 títulos pelo valor promocional de lançamento: R$ 890,00.

PRÉ-INSCRIÇÃO
Objetivos
Metodologia
Tecnologia
Diferenciais

Curso com abordagem essencialmente, jurídico-prático, evidenciada com absoluta relevância nas práticas vivenciadas por profissionais que atuam diretamente com a situação-problema

Exposição e Simulado das novas regras previstas no Decreto nº 10.024/2019.

Convocar os participantes à discussão acerca da participação eficiente da modalidade Pregão desde o seu nascedouro.

Especializar o servidor na condução do pregão na forma eletrônica em conformidade com o Decreto nº 10.024/2019, atentando para as responsabilidades dos atos.

Desenvolver a capacidade de o servidor aferir as situações que requeiram a segurança da condução da sessão pública no simulado da sessão pública, exercitando-se, a prática, através de estudo de casos concretos e adoção de regras específicas relacionadas ao tema.

Após a realização de sua inscrição em nossa plataforma, o aluno está apto a acessar todos os nossos conteúdos. Uma vez acessada a Plataforma, o participante poderá acompanhá-la livremente, de acordo com seu tempo e interesse. Porém, lembramos que se desejar obter a Certificação de Participação, deverá concluir dentro dos prazos estabelecidos em plataforma. Os cursos são divididos em MÓDULOS, que, por sua vez, contêm videoaulas e materiais em PDF, para você ter a opção de realizar download, baixando e salvando em seu computador ou smatphone, para que assim possa estudar e complementar os conteúdos. 4. À medida em que forem assistidas integralmente as videoaulas, a carga horária será computada até que todo conteúdo seja visto. Sempre que um conteúdo for visto, esse será marcado para que o aluno possa acompanhar seu desenvolvimento. Todavia, isso não impede que o mesmo o assista novamente e quantas vezes desejar. Mesmo após a conclusão do curso e obtenção de seu Certificado, o acesso será livre para assistir as aulas, de acordo com o período em que a plataforma o mantiver disponível pelo período contratado do curso. Em caso de dúvidas SOBRE A METODOLOGIA OU PROBLEMAS DE ACESSSO, poderá  ser encaminhado um e-mail, clicando no botão localizado no canto superior "ATENDIMENTO POR E-MAIL”. Em até 48 horas nossa equipe de suporte enviará uma resposta via e-mail, podendo, ainda, ocorrer o acesso pela aba DEIXE UM RECADO/FALE CONOSCO, no canto direito inferior. Neste espaço, nossa equipe estará online das 10h às 16h e poderá responder sua dúvida em tempo real, de acordo com a nossa demanda de atendimento. Caso sua resposta não seja obtida em tempo real, será  encaminhado um e-mail com a resposta sobre sua solicitação.
PLATAFORMA ALMANAQUE PLATAFORMA Plataforma Própria: Almanaque Plataforma 2.0 Intuitiva e prática Aulas em Vídeo de Alta Qualidade Professores de Renomados Conteúdos Disponíveis 24 Horas Vídeos sem limites de visualizações durante o período do curso Materiais de Apoio para Download  O modelo inédito, inovador e prático do ALMANAQUE PLATAFORMA é a MAIOR PLATAFORMA NACIONAL ONLINE de ensino e comunicação para atualização profissional do Brasil, estando na vanguarda do segmento de clube profissional EaD no país.
O diferencial do treinamento situa-se na metodologia didática com enfoque prático, esclarecendo pontos de dúvidas envoltas em cada fase com os problemas que, assiduamente, ocorrem nos editais de pregões a ser aprovado pela Assessoria Jurídica, nos termos legais e na sessão pública evitando possíveis impugnações ao ato convocatório ou recursos nas sessões públicas. A realização de simulado com acompanhamento nas telas do Pregoeiro e Fornecedores do sistema ComprasNet, propicia a elucidação das dúvidas de cada etapa do Pregão, implica em produzir resultados favoráveis na condução do certame, ultimando na adoção de prática de atos com a devida segurança técnica e jurídica para o êxito e sucesso da contratação. Evento formatado para os agentes e profissionais cujas atribuições envolvem a tomada de decisão diária em procedimentos de contratação pública e apuração de responsabilidade, a qual exige o conhecimento das melhores práticas utilizadas pela Administração, no tema proposto, através do emprego das novas práticas aplicáveis em torno do normativo do Decreto nº 10.024/2019, tornando mais eficientes e eficazes os atos de gestão do erário.
PRÉ-INSCRIÇÃO
Conteúdo Programático

Passo a Passo – Simulado

Sequência dos atos 

  • Fluxo de trabalho do Pregão Eletrônico – Cautelas antes do início da sessão
  • Menu do Pregão Eletrônico
  • Vinculação da Equipe do Pregão
  • Peculiaridades dos casos de análise de impugnações, esclarecimentos e avisos
  • Sessão Pública do Pregão
  • Demonstração da Sessão – Pregoeiro e Fornecedor
  • Cautela com os Esclarecimentos Vinculantes - Início da Sessão
  • Análise das Propostas
  • Classificação e Desclassificação fundamentada no sistema
  • Atuação do Pregoeiro com as novas regras de disputa
  • Competição - Fase de Lances Aberta e Aberta e Fechada – Passo a Passo
  • Critérios de Desempate
  • Negociação – Menor Valor
  • Análise da Proposta Melhor Classificada - Aceitação e Recusa
  • Exigência de Amostras e Laudos – Procedimento
  • Procedimentos de Suspensão da Sessão para Análise
  • Convocação na Ordem de Classificação
  • Habilitação e Inabilitação - Consequências
  • Benefícios - ME e EPP – Lei Complementar 123
  • Situação de complementação de documentos enviados junto à Proposta – Cautela
  • Inabilitação - Retorno de Fase de Lance Fechado
  • Diligências – Saneamento de Erros ou Falhas – Fase da Aceitação e Habilitação
  • Declaração de Vencedor
  • Fase Recursal
  • Análise e Decisão de Recurso
  • Adjudicação do Pregão
  • Ata da Sessão
  • Possibilidade de Retorno de Fase
  • Ata Complementar
  • Homologação do Pregão
  • Cadastro Reserva
  • Alerta às obrigações dos integrantes do Cadastro Reserva – Sujeito às sanções

Soluções a serem demonstradas no Simulado do Pregão Eletrônico

Perguntas e Respostas 

Módulo I - 2 horas (1º e 2º Passos)

1º Passo

Impugnações e Pedidos de Esclarecimentos

  • Quais as inovações em relação aos prazos de impugnação e pedido de esclarecimento?
  • Quem analisa as impugnações e pedidos de esclarecimentos de quaisquer compras ou serviços que envolvam aspectos técnicos, incluindo os serviços de engenharia, realizados por Pregão?
  • O que significa esclarecimentos vinculantes?
  • Qual a responsabilidade do Pregoeiro, Equipes Técnicas, Assessoria Jurídica e Autoridade Competente nas respostas a esses documentos?

2° Passo

A Sessão Pública no Pregão Eletrônico – Roteiro de Execução. 

  • Qual a finalidade da declaração de cumprimento aos requisitos de habilitação – Quais as consequências do descumprimento?
  • O descumprimento das demais declarações imputam responsabilidade a empresa?
  • Como proceder nos casos em que a empresa usufrua dos benefícios da LC 123 indevidamente?

Módulo II - 4 h

3° Passo -

Análise de Propostas - Classificação e Desclassificação - Procedimento e Consequências

Avaliação do atendimento ao Edital 

  • Em quais situações é possível a desclassificação de proposta? Em quais momentos?
  • É possível desclassificar proposta por preço inexequível ou excessivo? Cautela
  • Qual a diferença entre desclassificação e recusa de propostas?
  • Como proceder no caso de identificação de erro no edital durante o decorrer da abertura das propostas?
  • Como proceder em caso de desclassificação indevida ou envio de proposta para lances indevidamente? É caso de anulação do item?
  • É possível a desclassificação de todas as empresas e cancelar o item, com as devidas justificativas?
  • Em quais casos e momentos podem haver cancelamento do pregão ou do item?
  • Como proceder em caso de erro de sistema permitindo a participação de CNPJ distintos de uma empresa única, sendo matriz e filial? Posicionamento do TCU
  • Como proceder no caso de constatação de participação no pregão eletrônico de empresas distintas com sócios e endereços comuns?
  • Erro de oferta de preços unitários e globais - Como proceder em caso de equívoco na oferta de proposta? Há possibilidade de saneamento?
  • Caso de erros de lances inexequíveis. Como proceder?
  • Como proceder em caso de Desconexão – Acórdão TCU – Obrigatoriedade de Remarcação da Sessão Após Comunicação - E no caso de mal súbito do Pregoeiro? Cautelas
  • Licitação fracassada e deserta – Diferenças

Módulo III – 4 h

4º Passo

Demonstração da Fase de Lances com Pregão dos 2 Modos de Disputa com demonstração no sistema das diferenças das situações que seguem:

Edital com Exclusividade para ME e EPP – Visualização

Edital com Cota de 25% para ME e EPP - Visualização

Simulado de Edital sem Exclusividade - Com critério de preferência para ME e EPP

Fase de Lances - Novo Disciplinamento

Lances de acordo com o definido em Edital – Intervalo mínimo de valores ou percentuais entre os lances – Intermediários ou para cobrir a melhor oferta 

  • Modos de Disputa
  • Aberto
    • Etapa de envio de lances em tempo fixo determinado
    • Possibilidade de prorrogações automáticas via sistema
    • Pregoeiro - Prorrogação da fase de lances. Justificadamente
  • Aberto e Fechado
    • Fase inicial de envio de lances
    • Tempo aleatório do sistema
    • Novas oportunidades de Lance Final e Fechado Sigiloso
    • Possibilidade de Reinício da Fechada
  • Critérios de Desempate
    • LC 123 – ME e EPP
    • Critérios do 2o da Lei 8.666/93
    • Desempate pelo sistema eletrônico por ausência de Lances após a etapa competitiva

Módulo IV – 3 h

5º Passo

Aceitabilidade das Propostas

  • Convocação da Equipe Técnica, quando for o caso
  • Análise e Aceitabilidade das propostas – O Dever das Diligências – Acórdãos do TCU
  • A obrigatoriedade de diligências visando sanear erros ou falhas – Os limites da atuação do Pregoeiro – A Equipe Técnica participa da Sessão Pública?
  • A necessária suspensão da sessão para fins de aferição dos testes nas amostras. Realização dos testes em ato presencial com a participação dos interessados em acompanhar os testes. Remarcação da sessão para continuidade com informação do resultado. Princípio da Ampla Defesa. Direito dos Licitantes – Acórdãos do TCU
  • Planilha de Custos – Vedação do TCU à solicitação de todas as empresas ou parte delas. Somente do 1º colocado – Convocação de Anexos – Disponibilidade para as outras empresas terem vistas.
  • Da obrigação da vinculação (indicação) de Marca, Modelo e Fabricante na proposta. Quando desclassificar ou sanear? Acórdão do TCU
  • A adoção da Lei Complementar 123 e 147 - Decreto 8.538/2015
  • A adoção dos Direitos de Preferência
  • Negociação – Análise dos Preços Finais em relação ao valor estimado somente de Proposta Aceita quanto ao objeto
  • As peculiaridades do julgamento de pregão pelo Sistema de Registro de Preços
  • Os casos de apuração de responsabilidade na recusa de propostas – Constar em Ata
  • Os prejuízos da desistência do licitante em manter os preços cotados – Acórdão TCU
  • As mudanças do sistema para evitar a figura do licitante denominado "coelho" . Como proceder no caso de identificação de empresa com redução acentuada de preços desistindo da proposta? Acórdão do TCU

Módulo V - 3 h

6° Passo – Análise das Condições de Habilitação das Vencedoras

  • Habilitação e Inabilitação – Documentação Exigível e Restritiva
  • Consequências da Inabilitação – Convocação dos remanescentes – Cautelas com as Pequenas Empresas
  • A complementação de documento. Como proceder? É possível aceitar inclusão de documento
  • Cautela com a auto inabilitação e auto desclassificação – Lei 12.846/2013
  • Dos Prazos conferidos às Pequenas Empresas decorrentes da LC n° 123 para a regularização fiscal
  • O procedimento no caso de inabilitação – Convocação do 2º colocado
  • Consequências da inabilitação – Responsabilidade dos Agentes
  • A alteração de declarações de habilitação na fase de habilitação

Módulo VI - 2 h

7° Passo – Dos Recursos

  • Recursos administrativos – Momento – Motivação – Admissibilidade – Desistência – Julgamento
  • Como proceder em caso de constatação de equívoco de julgamento de catálogos, amostras, planilhas, etc., por parte da Equipe Técnica na fase de recurso?
  • As razões e contrarrazões
  • A desistência de Recurso pelo Licitante
  • Do Relatório do Pregoeiro
  • Da Possibilidade de Alteração da Decisão do Pregoeiro e Retorno de Fases
  • Os Procedimentos para Retorno de Fases – Prazos
  • O retorno da Sessão Pública

Módulo 7 - 1 h

8° Passo – Da Adjudicação e Homologação - Anulação e Revogação

  • Da Adjudicação pelo Pregoeiro e pela Autoridade Competente
  • Como proceder em caso de constatação de inidoneidade ou impedimento da empresa no momento da adjudicação, na homologação e depois da contratação?
  • Da Anulação e Revogação – O cumprimento dos prazos legais
  • É possível a revogação ou anulação do pregão ou item do pregão após a contratação?
  • Casos de Cancelamento do Pregão pelo Pregoeiro – Até quando é possível?

Módulo 8 - 1 h

9° Passo – Da Convocação para a Assinatura do Contrato ou Instrumento Equivalente

  • Os prejuízos da não assinatura do contrato ou retirada de termo equivalente
  • Até que momento é possível convocar empresas remanescentes na ordem de classificação? Retorno de fase na prática – As justificativas necessárias na Ata (chat) e a requerida apuração de responsabilidade.
  • O cumprimento das determinações dos Acórdãos 1793/2011 e 754/2015 – ambos Plenário – Situação de Pregoeiro e Gestor omissos - Constar situação em Ata da Sessão
PRÉ-INSCRIÇÃO